Dependendo do tipo e do porte de sua construção, pode ser necessário a utilização de dois tipos de rosqueadeiras, ou em alguns casos até a escolha entre esses dois tipos.
Quais são essas rosqueadeiras? Estamos falando da Rosqueadeira elétrica e a Rosqueadeira manual (Tarraxa manual).
Para especificar melhor em quais casos uma rosqueadeira é a melhor opção que a outra são necessários avaliar alguns pontos:
A roqueadeira elétrica é uma máquina especialmente utilizada na construção civil com o objetivo de fabricar roscas.
É comum que essa máquina seja mais utilizada em construções de grande porte, ou em construções em que necessitem com grande frequência de roscas com tamanhos e espessuras específicas.
As roscas feitas pela rosqueadeira elétrica podem ser de vários tipos de tubos e conduites, bem com em vergalhões. A principal funcionalidade da roqueadeira elétrica é quando há grande demanda da instalação de sistema hidráulico ou encanamentos contra incêndios.
Além de sua função primordial que é rosquear tubos a rosqueadeira elétrica ainda corta tubos e escaria, isto é, tira rebarbas internas.
De modo geral essa rosqueadora fabrica roscas do tamanho ¼ até 4 polegadas, ou seja, se sua construção exige esse tamanho de roscas, a rosqueadeira elétrica é indicada.
Algumas marcas do mercado são:
Ridgid
Ferrari
Merax
Tander
A principal desvantagem dessa rosqueadeira é a falta de mobilidade, pois ela é maior, mais pesada e geralmente precisa ser instalada. Por conta disso é popularmente chamada de rosqueadeira fixa, por necessitar de uma bancada para ser instalada e, também, exigir energia elétrica para seu funcionamento.
Rosqueadeira Manual
A Rosqueadeira Manual, também conhecida como Tarraxa Manual ou rosqueadeira portátil, o que pode ser uma grande vantagem em alguns tipos de construções onde a rosqueadeira pode se movimentar e ir para o local onde necessita sua utilização.
Desse modo, a rosqueadeira manual tem isto como uma de suas principais vantagens.
A rosqueadeira manual é comumente utilizada na produção de roscas de ½ até 2 polegadas, ou seja, apesar da portabilidade, as roscas produzidas por esse tipo de máquina são de tamanhos mais limitados.
Porém, outro ponto favorável da rosqueadeira manual é o fato de não necessitar de energia elétrica, pois o procedimento da confecção da rosca é feito manualmente.
Vale salientar que a rosqueadeira manual é indicada para construções de porte pequeno, pois o trabalho manual demanda mais tempo para a confecção das roscas em tubos do que o que é dispendido no processo com a máquina elétrica.
Algumas marcas de tarraxa manual presentes no mercado são:
Tarraxa Manual Ridgid
Tarraxa Manual Ferrari
Tarraxa Manuak Rothenberger
Tarraxa Manual SamaTools
Qual rosqueadeira escolher?
Como a rosqueadeira elétrica e a manual tem especificidades próprias que podem ser úteis tanto em construções de pequeno, como grande porte, o que vai pesar a hora da escolha é realmente o espaço necessário para a instalação da rosqueadeira elétrica, a demanda de roscas e a urgência do trabalho.
Tendo isso em mente pode ser mais fácil optar por uma em detrimento da outra, pois investir nas máquinas adequadas para a construção pode gerar melhores resultados, agilidade e satisfação.
Além disso, atualmente não é necessário o investimento na compra da máquina pois existem várias empresas que alugam rosqueadeiras elétricas e manuais para a solução de sua construção civil.
A Manuttech, por exemplo, aluga rosqueadeiras e outros equipamentos para a construção civil, além disso, para quem já tem sua máquina própria, mas está necessitando de manutenção especializada a empresa também proporciona um serviço de qualidade, entre no site e conheça melhor os serviços!