A rosqueadeira elétrica é uma solução prática para quem trabalha com construções, pois facilita o trabalho com roscas em tubos galvanizados e em outros materiais com essa máquina.
Existem dois tipos de rosqueadeiras elétricas: as de bancada e as portáteis. As rosqueadeiras de bancada são máquinas completas e indicadas, sobretudo, para quem trabalha em um local fixo, já as roqueadeiras portáteis são mais versáteis e podem ser levadas para trabalhos onde máquinas maiores e sem mobilidade não poderiam.
Apesar de ser uma máquina prática que facilita o trabalho, as rosqueadeiras necessitam de pessoas que saibam utilizá-la, para garantir seu bom desempenho e utilização do produto.
Como usar uma rosqueadeira?
Como toda máquina vem com manuais de instrução, a rosqueadeira também, pois ficar atento ao seu funcionamento garante bons resultados, sem perda de tempo ou mesmo risco de danificar a máquina ou o jogo de cossinetes.
Muitas empresas de locação de rosqueadeiras elétricas costumam enviar técnicos para ensinar e/ou passar instruções para o manipulador da máquina, garantido os resultados esperados.
Vale frisar que se a rosqueadeira elétrica for do tipo de bancada é necessária sua instalação correta para bons resultados.
Passo a Passo
Para saber como funciona a rosqueadeira é necessário seguir algumas recomendações antes de começar a utilizá-la efetivamente, por exemplo:
Instale da rosqueadeira na bancada;
Coloque 5 livros de óleo no depósito de óleo;
Recoloque a bandeja de óleo no lugar;
Ligue o fio de energia na tomada e ligue a máquina;
Assim que ligar a rosqueadeira e iniciar o giro do motor o óleo começa a circular também.
O óleo é um dos itens mais importantes na hora de utilizar a rosqueadeira, pois é ele que irá evitar o desgaste do cossinete no momento do corte.
Posteriormente, para utilizar os tubos a serem rosqueados é preciso atenção para:
Abra o mandril dianteiro e traseiro da máquina;
Introduza o tubo na rosqueadeira;
Feche o mandril dianteiro e traseiro se certificando de que estão encostando no tubo a ser roqueado;
Ligue a máquina para que o processo inicie.
Ainda com a rosqueadeira é possível realizar o corte em tubos e tirar rebarbas internas (escariar) do tubo.
A importância da manutenção da rosqueadeira para seu bom funcionamento
Toda máquina necessita de manutenção para ter bons resultados, seja uma manutenção preventiva ou corretiva.
Na manutenção preventiva, significa a intenção de prolongar o tempo de vida útil da máquina como um todo, de suas peças e partes.
Essa manutenção preventiva tem muito a ver com a utilização da máquina e sobre seu funcionamento. Em outras palavras, para garantir o bom funcionamento da rosqueadeira é necessário seguir também alguns passos como:
Usar o óleo específico do tipo rosca/corte para lubrificar e refrigerar, bem como remover – pelo menos uma vez ao dia – cavacos e outros materiais provenientes de sobras acumuladas sobre a bandeja;
Tirar pelo menos uma vez por semana todo o óleo, filtrar e verificar a viscosidade;
Fazer limpezas periódicas no tanque e nos filtros;
Verificar semanalmente a viscosidade do óleo e completar com óleo até que cubra todo o filtro de aspiração;
Lubrificar e limpar periodicamente o eixo dos mandris através dos dois orifícios presentes na máquina.
Entretanto, o funcionamento da máquina pode ser prejudicado se necessitar de algumas manutenções corretivas, pois a rosqueadeira pode apresentar problemas como:
Baixa viscosidade do óleo ou contaminação;
Problemas na bomba de óleo;
Queima do motor e/ou outros problemas;
Entre outros.
Desse modo, o bom funcionamento da rosqueadeira requer cuidados tanto em sua utilização, como em sua manutenção.
Para se certificar que você está com um bom produto ou com uma boa qualidade de mão de obra para solucionar os problemas com a rosqueadeira ou alugá-las, a empresa Manuttech é especializada em rosqueadera e demais equipamentos utilizados na construção civil.
Não deixe de conhecer os serviços prestados e o maquinário disponível para a locação em todo o território nacional.