As rosqueadeiras elétricas são máquinas que podem ser empregadas de diferentes maneiras. A depender da demanda a ser suprida, têm-se também diferentes tipos de cabeçotes em sua estrutura.
Com eles, é possível fazer cortes em tubos de diferentes tamanhos, além de roscas com tamanhos padronizados de acordo com as normas técnicas exigidas. Trata-se de um equipamento com alto grau de precisão.
Para falar mais sobre esse tipo de máquina, explicamos como ela funciona e quais são seus diferenciais. Indicamos ainda quais são as suas especificidades e características principais, além de indicar sua finalidade. Confira a seguir!
Em linhas gerais, esse tipo de rosqueadeira pode ser utilizada em diversos ramos da indústria.
De fato, ela pode ser usada com proveito para confecção de roscas para tubos de ½” a 2” galvanizados.
Ademais, essa máquina permite que se faça uma grande variedade de tipos de roscas com absoluta precisão.
Isso porque o corte realizado por essas máquinas possibilita que se tenha roscas com tamanhos padronizados e de acordo com as normas técnicas exigidas.
O acabamento das peças também ganha em precisão, o que torna o trabalho nas tubulações ainda mais seguro e assertivo.
Além das operações de rosqueamento, muitas dessas máquinas podem ainda rebarbar e cortar. No que diz respeito aos tipos de roscas que podem ser produzidas, é possível fabricá-las nos tipos BSP e NPT.
As roscas BSP são destinadas às tubulações que transportam água. Já as roscas NPT são apropriadas às tubulações de gás e outros tipos de vapores.
No que concerne à aplicabilidade da rosqueadeira, é muito importante que se observe o tipo de material com que se vai trabalhar.
Isso porque, a depender do material, os cossinetes pode não resistir. Só para exemplificar, muitas das rosqueadeiras não são compatíveis com trabalhos em aço inox, PVC ou em vergalhões.
Nesse último caso, os cossinetes podem ser inadequados para trabalho, haja vista a consistência do material a ser cortado.
Modelos e Marcas
A seguir, apresentamos excelentes modelos de rosqueadeiras elétricas de ½” a 2”.
Rosqueadeira elétrica ½” – 2” TRE2P
Esse modelo da marca Tender pode ser utilizado para cortar, escariar ou rosquear tubos, sejam eles de gás ou de outros tipos.
Um dos diferenciais dessa máquina é sua leveza, visto ser ela feita de alumínio fundido.
No entanto, trata-se de um equipamento muito potente, podendo ser empregado em diversos trabalhos. De fato, ele é compatível com cossinetes BSPT e NPT.
Além disso, a rosqueadeira acompanha alguns itens adicionais, como jogos de cossinetes e algumas chaves.
Rosqueadeira elétrica ½” – 2” Z1T-R2
Esse modelo é fabricado pela marca Merax. Trata-se de um modelo compacto, o qual é muito recomendado para trabalhos em ambientes confinados ou com espaço reduzido.
Ademais, também é muito apropriado para operações realizadas em capo, haja vista que ela pode ser facilmente transportada.
Sua leveza advém do fato de sua carcaça ser feita de alumínio fundido. No que concerne aos mandris, estes têm garras auto-blocantes.
Outro diferencial desse equipamento é o seu sistema de lubrificação automatizado, que preserva a vida útil dos cossinetes.
Assim como a rosqueadeira da Tender, esta também pode fazer roscas dos tipos NPT e BSP. Ela também pode ser empregada para escariar e cortar tubos.
Um equipamento indispensável na indústria
À vista do que foi dito, podemos concluir que essas máquinas são imprescindíveis em qualquer indústria que se utilize de tubulações em suas instalações.
De fato, as rosqueadeira elétricas de ½” a 2” podem ser utilizadas em tubos de água ou gás, sendo sua aplicação muito usual também na construção civil.
E você, já utiliza esses equipamentos em seu chão de fábrica ou canteiro de obras? Comente!