Alguns equipamentos são indispensáveis em certas atividades, haja vista que evitam o desperdício de tempo e facilitam operações. Tal ganho pode ser conferido no que diz respeito à máquina de fazer rosca em tubo.
De fato, esse aparelho possibilita a produção de mais peças em menor tempo, além de propiciar uma maior qualidade e funcionalidade delas. Alguns setores da indústria e da construção civil podem obter muitas vantagens do uso dessa máquina.
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos o que é essa máquina e como ela funciona. Mostramos ainda quais são as suas utilidades. Confira!
O que é Máquina de fazer rosca em tubos? Para que ela serve?
Em linhas gerais, podemos defini-la como um aparelho constituído na maioria dos casos por um motor elétrico. Além do motor, a maioria dos modelos modernos dessa máquina conta bombas de óleo, garras, auto-blocantes e escovas de carvão.
Quanto à sua finalidade principal, trata-se de uma máquina destinada a operações de manufatura de roscas em tubo por meio de corte. Mas para que servem as roscas produzidas por esses aparelhos? Esses itens costumam ter muita aplicabilidade na montagem e manutenção de tubulações de diversos tipos.
Entre essas tubulações, temos aquelas que transportam ar comprimido, gás, vapor ou óleo. Geralmente, tais instalações são muito presentes em diversos segmentos da indústria.
Ademais, as roscas em tubo também são indispensáveis na montagem de sistemas de combate a incêndios. Portanto, elas são úteis em vários contextos.
No entanto, pode haver modelos dessas máquinas que fazem também procedimentos de escareamento. Elas são fundamentais para manter o funcionamento de diversos setores seja da indústria, seja da construção civil.
Além do que, permitem mais agilidade na produção das peças, as quais passam a ser produzidas também com maior nível de precisão.
De fato, as tarraxas manuais são bem menos precisas, sem contar a quantidade de trabalho necessária para sua produção.
Mas essas não são as únicas vantagens do uso desses equipamentos. Afora isso, eles também não exigem muita manutenção e são fáceis de operar.
Realmente, com um treinamento básico já se pode fazer uso pleno dessas máquinas.
Máquina de fazer rosca em tubos: Modo de Funcionamento da Rosqueadeira
Conforme já mencionamos, essa máquina é de fácil operacionalização. E isso se deve a seu funcionamento. A seguir, mostramos como ela pode ser utilizada.
Preparando o aparelho
Antes de qualquer coisa, é preciso preparar a máquina com os cossinetes adequados. Estes devem estar de acordo com o diâmetro da rosca que se deseja fazer.
Não se pode esquecer também de abastecer o reservatório de óleo lubrificante, visto que não fazer isso pode impedir o funcionamento adequado do aparelho.
Fixando o tubo
Antes disso, deve-se fazer o giro dos mandris dianteiro e traseiro no mesmo sentido.
Em seguida, é necessário que o operador fixe os tubos no local apropriado. É importante que haja uma sobra para além do tamanho do mandril dianteiro.
Cortando o tubo
A próxima etapa é ligar a máquina, colocando o tubo sob o cortador. É importante que a alavanca do aparelho seja girada até que a lâmina alcance a superfície do tubo a ser cortado.
Feito isso, pode-se girar a alavanca até que a lâmina corte o tubo. A operação deve ser repetida até que o corte seja feito por completo.
Assista ao vídeo abaixo e entenda mais sobre o funcionamento da rosqueadeira, máquina de fazer rosca em tubos:
Um equipamento Imprescindível
À vista do que foi dito, podemos concluir que esse aparelho é fundamental para as atividades desenvolvidas quer na indústria, quer em outros âmbitos. Isso porque essas roscas são necessárias em diversos contextos.
Ademais, as máquinas de fazer rosca em tubo facilitam a manufatura desses itens e oferecem maior precisão nessa confecção.
E você, já utiliza esses aparelhos em sua indústria ou canteiro de obras? Comente!